fechar
Alkawa Benavente

Alkawa Benavente

Sushi Bar

Projecto de design de interiores e remodelação de uma loja, transformando-a num restaurante. Esta loja funcionava como espaço de comércio de peças auto, localizada num edifício antigo, com uma estrutura de vigas aparentes, pavimento em granilite com grande desgaste e com uma iluminação natural muito débil, proporcionada apenas por duas janelas altas e de pequenas dimensões e pela porta de entrada. O espaço era composto por uma sala ampla, com uma instalação sanitária, uma sala interior que funcionava como armazém e um corredor de acesso à traseira, onde actualmente existe uma esplanada comum a outros espaços de restauração existentes no mesmo edifício.

No projecto de execução, mantivemos a estrutura de paredes existente, transformando o armazém em copa, arrumos dos equipamentos de refrigeração para acondicionamento dos alimentos e construímos uma instalação sanitária de serviço, com vestiário para os funcionários. A instalação sanitária existente foi reestruturada, sendo que passámos a ter duas cabines sanitárias e um lavatório comum.

Desenvolvemos todos os desenhos técnicos para a execução da obra, bem como o acompanhamento da mesma, em conjunto com o cliente, proprietário da cadeia de restaurantes. Nesta fase, para além da planta geral onde são definidas as zonas e equipamentos, foram fundamentais as plantas de iluminação e pavimentos, sendo que nesta última foi definida a estereotomia dos mosaicos hexagonais, um a um, devido à complexidade da execução em obra.

Na sala principal, para além das diferentes zonas de refeições, implementámos o balcão de serviço, onde o sushi é preparado pelos sushimen, com arrumação sobre o mesmo, bem como na zona de rectro balcão, aproveitando ao máximo o pouco espaço disponibilizado para esta área. No interior do balcão existe um acesso à copa e áreas de serviço.

A sala de refeições é composta por vários cenários, a pensar nas diferentes necessidades: de uma ou duas pessoas, refeições mais familiares ou grupos de amigos. Assim, do lado direito de quem entra, temos mesas individuais, que podem ou não juntar-se, sendo esta zona mais reservada para uma ou duas pessoas por mesa. Do lado oposto, temos um banco corrido estofado, em toda a dimensão da parede, com mesas individuais que se podem ou não juntar, a pensar nos grupos de quatro ou seis pessoas, num ambiente mais de grupo. Ao centro temos uma estrutura fixa ao chão e ao tecto, que acopla uma mesa de grupo, uma garrafeira e um armário para loiça, de apoio à sala. Outro armário foi criado, para encastrar a arca de frios das bebidas, que serve também de suporte à divisória em ripado de pinho que resguarda a instalação sanitária.

No corredor de acesso à esplanada, construímos uma garrafeira em ferro, que ocupa todo o corredor e o decora, por forma a poder armazenar os vinhos servidos no restaurante.